Nossa Senhora Nazaré

11/10/2019

Nossa Senhora de Nazaré, rogai a Deus por nós.

Amem!!!

Padroeira:
Dos navegantes.
História:
Nossa Senhora da Nazaré é a denominação dada a uma imagem esculpida em madeira, onde conforme a tradição teria sido esculpida por São José carpinteiro quando Jesus era ainda um bebê, sendo as caras e as mãos pintadas décadas mais tarde por São Lucas.
A história da imagem foi publicada em 1609 por Frei Bernardo de Brito. Este monge relata ter encontrado no cartório do seu mosteiro uma doação territorial, de 1182, na qual constava a história da imagem, onde teria sido venerada nos primeiros tempos do cristianismo em Nazaré na Galileia, cidade natal de Maria. Daí a invocação de Nossa Senhora de Nazaré. Da Galileia teria sido trazida no século quinto, para um convento perto de Mérida, em Espanha, e dali, em 711 para Portugal, onde continua a ser venerada.
Um dos grandes milagres da santa, trata-se de um fato cheio de evocações graciosas. Um dos heróis de independência de Portugal, um cavalheiro católico, D. Fuas Roupinho, estava caçando um veado no meio de névoa e de repente chega à beira-mar montando em seu cavalo.
No momento em que o cavalo chegava ao extremo do rochedo, prestes a lançar-se no precipício, D. Fuas teria evocado a Virgem, lembrando a sua Imagem, depositada ali próximo. Imediatamente o cavalo estacou a sua marcha e, por milagre, D. Fuas salvou-se.
Em sinal de agradecimento, o cavaleiro doou aquele território à Senhora de Nazaré e mandou ali edificar uma capela. Atraídos pela fama do milagre vieram os primeiros romeiros, entre os quais o primeiro rei português e os principais nobres da sua corte.
Hoje a imagem é venerada no Santuário de Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio da Nazaré, em Portugal.